sábado, 21 de julho de 2012

1/144 HG - GN-0000/7S 00 Gundam Seven Sword TT Custom


 

 

Inicialmente era apenas para montar e pintar o kit nas cores corretas.

Mas como a vida é uma caixinha de surpresas, inicialmente esse kit chinês na escala 1/144 não vem com a qualidade semelhante a do meu Sinanju MG e muitas pecas o encaixe ficava torto, ou não ficava.

Mas esse foi meu menor problema, que infelizmente na tentativa de sanar acabei me afobando e não tirei as devidas imagens.

Comprei primeiro as tintas e spray nas cores próximas as que imaginei originais, e já comecei errando com o azul. Peguei um tom de azul que mais parecia uma geladeira dos anos 50.

Lixei para remover e já comecei quebrando umas partes.

Na tentativa de diminuir o impacto optei por pintar por cima de uma cor diferente, rumando para uma completa customização do kit.

Alguns tons siram como eu queria, mas infelizmente nas malditas partes que eram para ser azuis, tentei aplicar uma tinta nova, que prometia um tom cereja metálico.

Meu segundo erro na escolha de tom. Ficou com cor de Danoninho.

Antes de querer morrer, eu apelei para um dos mais velhos solventes conhecidos para esmaltes sintéticos. A Acetona.

Meu erro fatal.

Inicialmente parecia mágica removendo a tinta escrota, mas após alguns segundos reagindo com o plástico chinês de quinta categoria, aonde não apareceram rachaduras e trincas de fora a Dora nas pecas, outras ficaram levemente deformas, outras começaram a decompor num tipo macabro de efeito aerado igual chocolate suflair.

Resultado final.pânico total!

Não fosse pelo fato de o kit ter custado muito barato eu teria ficado muito mais chateado, todavia como colecionador e fã da série eu tinha que tomar uma atitude.

A primeira  idéia foi durepox, pois tinha  em casa em mãos, mas em paralelo entrei no mercado livre e comprei expresso massa putty da tammya para outros testes.

Com o durepox eu pretendia reparar as partes que se quebraram e corroeram de forma mais progunda, assim como aquelas que não alinhavam desde o inicio.

Derrota uma vez mais....

Mesmo conseguindo alinhar as partes, secava muito rápido e era muito duro para lixar e modelar.

Com a Putty estou tendo resultados muito melhores.

Depois do pânico ter ido embora, finalmente estou conseguindo dar uma cara novamente as partes perdidas.

Ainda não sei o resultado final, mas seguramente irei informando por aqui.

Desse ponto em diante tenho algumas fotos pra mostrar pra vocês.

Infelizmente do estado mais critico das pecas não tive cabeça pra tirar as fotos, mas dá pra ter uma idéia de como ficaram.

 






  Parte 2


Depois de destruir o kit com a acetona (culpa do plástico vagabundo, não do solvente em si), comecei o processo de restauração, inicialmente com durepox para recompor o que tinha sido completamente destruído, e depois com putty para preencher e dar acabamento.

Infelizmente o processo não esta sendo exatamente da forma que eu queria, e manter a simetria e a proporção dos dois lados é um desafio muito maior do tinha calculado.

A massa putty também não funciona da forma que eu esperava. O Propósito dela é apenas acabamento em áreas simples e pequenas emendas apenas para preencher e nivelar depois de lixado devidamente e receber pintura. Não é como uma massa plástica automotiva. Ela quebra, trinca e se perde muito facilmente. Exige “N” mãos até chegar próximo do esperado e o tempo de secagem é muito demorado.

Mas estamos evoluindo e as imagens na seqüência mostram isso



Continuando os trabalhos, estou agora iniciando a pintura e ajustando as novas cores.

ainda existem muitos detalhes a ajustar e pintar, mas já podemos ter uma ideia do esquema de cores novo.














 


 


7 comentários:

  1. Boa sorte, Farina! Estou acompanhando esse scrath.. rsrs

    LANCER

    ResponderExcluir
  2. Não perde o estímulo cara, o resultado final ficou muito bom.
    vai dar um pouco de trabalho na pintura, mas vc consegue.
    Continue firme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to animado pra terminar. o tronco, ja foram vßarias maos até ficar assim.

      to preocupado com o trabalho nas armas, que tem partes menores e sempre trincam na hora de lixar.

      Valew galera, vou postando as novidades ^^

      Excluir
  3. Ahhhhhhh.... bom saber que tem mais malucos que arriscam scratch building também...

    Aprendi da pior forma que tanto putty ou epoxi não nos darão as formas que queremos. O melhor é você usar pla plate ou similar pra fazer as peças, e aí sim usar a epoxi pra preencher e a putty para acabamento.

    Você pintou a peça de branco foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que é esse pla plate?

      Eu ainda nao terminei a peca. Na verdade é putty puro, por fora. e ainda ficaram alguns "furinhos" pra preencher e lixar mais algumas maos. Ainda nao decidi a cor da peca, mas antes da pintura ainda deve vir um fundo de primmer cinza.

      Excluir
  4. Pla plate é um tipo de plástico usado em customizações ou mesmo produção de algo.http://www.hlj.com/scripts/hljlist?GenreCode2=all&Word=pla+plate&x=0&y=0

    Tem de várias espessuras, dependendo do interesse. A putty eu acho que só serve pra detalhar e preencher mais, porque fica muito ruim moldar ela, assim como epoxi. Uma superfície já pronta ou idealizada ajudaria demais, função esta do pla plate ou similar...

    Dá uma olhada no meu qubeley pois usei pla plate nele em alguns lugares. http://gundamhome.blogspot.com.br/p/wip.html Foi uma experiência bem legal, deu pra aprender algo.

    ResponderExcluir